PARLENDAS ILUSTRADAS
Postado por David Isqui Narcizo
EQUIPE
EMEI SENADOR CARLOS JEREISSATI
O artesanato reciclado pode ser muito lucrativo. E a cada nova peça você tem o melhor no quesito criatividade e imaginação.
O grande diferencial quando falamos sobre trabalhos manuais são os detalhes e aplicações que podem ser modificados a cada modelo. Neste setor do artesanato você imprime a sua identidade artística.
EQUIPE EMEI SENADOR CARLOS JEREISSATI
Olá pessoal!
Tema em pauta: Adotar ou não o o uso da chupeta?
Essa é uma questão que divide muitas opiniões e muitos pais acabam por adotar a chupeta para que o bebê fique mais tranquilo, porém muitas crianças continuam utilizando por um longo tempo durante a infância e a polêmica se estende.
Chupeta: sim ou não????
Vamos saber o que falam os especialistas, para ter orientações de maneira mais segura.
Não podemos negar que a chupeta tem o poder de acalmar o bebê. Em inglês ela se chama "pacifier", exatamente porque deixa a criança mais pacifica.
Segundo especialistas, quando a criança suga, seus batimentos cardíacos ficam mais regulares, ela relaxa e se sente mais confortada. Assim, quando os pequeninos sentem cólicas, a chupeta é uma boa opção para acalmar a dor, pois o choro de cólica desestabiliza toda a família.
Os especialistas alertam que não precisa se preocupar com as alterações dentárias durante os primeiros meses. Nessa idade as transformações ósseas ainda estão acontecendo.
A chupeta também ajuda os bebes prematuras que têm mais dificuldades em pegar o bico da mamadeira ou do seio, elas funcionam como um treino para a sucção, função muito importante para a criança até a faixa dos dois anos e meio de idade.
Existem alguns estudiosos que falam sobre os tipos de bicos das chupetas ou das mamadeiras, quando estes objetos são no formado do seio pode criar uma confusão no bebê e dificultar a sucção correta do leite materno, que é tão fundamental nos primeiros meses de vida. Também que as mulheres que dão chupetas aos bebês, estão mais propensas a desmamar seus filhos mais cedo.
O fato é que, como tudo em excesso, o uso da chupeta pode fazer mal, necessitando de mais controle pelos pais.
É importante restringir o uso da chupeta na hora de dormir, já que está relacionado ao aparecimento de otites (dores de ouvidos), infecções em geral, problemas dentais, dificuldades na fala, além do prejuízo na amamentação.
Como podemos usar a chupeta sem entrar em pânico, caso seu bebê já tenha se acostumado com esse acessório.
1. Opte por chupetas ortopédicas, que tem formato especial para não prejudicar a formação dos dentes.https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/conheca-6-mitos-e-verdades-sobre-o-uso-de-chupetas-em-bebes/
https://www.odontopediatriabrasil.com.br/uso-da-chupeta/
http://www.antonioviana.com.br/2009/site/coluna.php?id=6379
https://www.infanti.com.br/blog/qual-o-problema-da-chupeta
https://maedemeninas.com.br/colunistas/coluna-ortodontista/meu-filho-pode-usar-chupeta/
https://www.facebook.com/odontolifegama/photos/h%C3%A1bitos-como-chupar-o-dedo-ou-chupeta-podem-causar-uma-s%C3%A9rie-de-consequ%C3%AAncias-co/258528397893143
https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/uso-de-chupeta-entre-a-cultura-popular-e-a-ciencia
Por Lindomar Tajima e Vera Lúcia
Equipe EMEI Senador Carlos Jereissati
Olá pessoal!
COMO A ÁGUA VIRA CHUVA – ASSISTAM O SHOW DA LUNA
Postado por David Isqui Narcizo
EQUIPE
EMEI SENADOR CARLOS JEREISSATI
Olá pessoal!
Hoje vamos falar sobre a importância da Cultura na formação infantil.
Para iniciar vamos refletir sobre a frase de Jean Piaget (1896-1980), psicólogo suíço e importante estudioso da inteligência infantil, provocando mudanças nos conceitos de aprendizagem e educação.
“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que elas se propõe.” (PIAGET)
Não existe individuo que não possua cultura, pelo contrário, cada um é criador e propagador de Cultura, ela é um componente ativo na vida do ser humano.A Cultura, muitas vezes, é confundida a primeira vista, por entretenimento. Os livros, filmes, programas de TV, entre outros, são parte integral da criação da personalidade, alimentando nossa forma de sentir e conhecer o mundo.
Ela tem influência em diversas áreas da vida.
A valorização dos bens culturais contribui na criação da criança e do adolescente com grandes referências.
Se desejamos entender melhor os efeitos que a cultura tem nesse público, temos que criar consciência do significado que cada referência pode contribuir no desenvolvimento cognitivo.
Muitas mães e pais estão atentos aos comportamentos e referências de seu filho. Contudo, é difícil encontrar o meio termo entre o incentivo e o controle.
Por exemplo, os brinquedos são bens culturais, eles trazem informações dos papéis a serem desenvolvidos pelos pequeninos.
Se você dá preferência por determinados objetos como boneca/casinha para a menina e carrinho/bola para o menino, está incentivando a manutenção de uma cultura que separa os papéis por gênero.
Brinquedos como "Lego", "Monta Monta" e "Bloco Lógicos" são referências culturais que incentivam criar e construir, independente do gênero da criança.
Por que incentivar a inserção cultural das crianças?
A cultura contribui para a criação moral. Ensina o certo e o errado, as noções de como viver em sociedade. Ela desempenha também um papel no desenvolvimento sócio emocional, estimulando ou desencorajando comportamentos.
A cultura incentiva as múltiplas linguagens, cria pessoas inovadoras, ajuda a pensar "fora da caixa".
A cultura promove formas diversas de observação e imitação de modelos, assim a criança aprende a se expressar. Ela exerce influência sobre diversos aspectos do desenvolvimento infantil. As experiências de aprendizado de uma criança, são moldadas pela sua participação ou observação dos adultos praticando atividades culturalmente pertinentes.
https://blog.clubinhodeofertas.com.br/valorizando-a-cultura-desde-a-infancia/
https://www.ebiografia.com/jean_piaget/#:~:text=Jean%20Piaget%20(1896%2D1980),9%20de%20agosto%20de%201896.
https://superela.com/coisas-de-meninos-x-coisas-de-meninas
http://napontadolapisfundi.blogspot.com/2015/05/projeto-diversidade-cultural-na.html
https://www.bosquemananciais.org.br/?area=ver_evento&id=14
https://canaldoensino.com.br/blog/a-importancia-das-atividades-culturais-na-escola
http://www.uel.br/eventos/semanadaeducacao/pages/anais/2017/sumario-anais-2017.php
Por Lindomar Tajima e Vera Lúcia
Equipe EMEI Senador Carlos Jereissati
Olá pessoal!
O programa "Tá Explicado" da Jovem Pan realizou uma matéria jornalística online sobre o mal causado pelo excesso de açucares.
Segundo a reportagem, existem cerca de 17 milhões de pessoas com diabetes e, o Brasil é o quinto país do mundo com mais casos.
Vale lembrar que as pessoas acometidas com essa doença faz parte do grupo de risco da COVID-19.
Com o isolamento social estamos mais tempo em casa junto com a família e sempre procurando guloseimas para alegrar o dia a dia.
Você sabia que existe diabetes tipo 1 e 2?
A tipo 1 muitas vezes é diagnosticada na infância, é uma doença autoimune, não está associada ao excesso de peso, é tratada com injeções de insulina, não pode ser controlada com outros medicamentos, a não ser a insulina.
A Diabetes tipo 2, é mais comum aparecer em adultos acima de 30 anos de idade; o corpo passa a ter resistência à insulina, ou seja, a capacidade para responder aos efeitos do hormônio; mesmo com fatores genéticos, está bastante associada ao excesso de peso; dependendo do caso, pode ser utilizados medicamentos.
A diabetes tipo 1 e a tipo 2 são parecidas por aumentarem, consideravelmente, o risco da pessoa portadora da doença ter outros problemas futuros. Segundo a saude.novartis, causa cegueira, insuficiência renal, doenças cardíacas, AVC e amputação de pés e pernas. Leia na íntegra sobre diabetes: https://saude.novartis.com.br/diabetes-tipo2/saiba-a-diferenca-entre-diabetes-tipo-1-e-tipo-2/
Vamos cuidar da alimentação familiar consumindo açucares com moderação e, fazer com que nossas crianças criem hábitos saudáveis.
Créditos das imagens:
https://br.pinterest.com/pin/782359766489262998/?amp_client_id=CLIENT_ID(_)&mweb_unauth_id={{default.session}}&simplified=true
https://br.pinterest.com/pin/313422455318643439/
https://www.oetker.com.br/receita/r/cookies-coloridos
https://www.receitasagora.com.br/receitas/cookies-com-gotas-de-chocolate/
https://www.bolodecenoura.com/cobertura-para-bolo-de-cenoura-com-leite-condensado/
https://www.amandocozinhar.com/2017/07/calda-de-chocolate-para-bolos-perfeita.html
https://gshow.globo.com/receitas-gshow/receitas/bolo-de-cafe-com-chocolate-e-doce-de-leite-5410d8b24d38852bac000080.ghtml
https://cybercook.com.br/receitas/doces/sorvetes/receita-de-sorvete-de-morango-vegano-122815
https://cndl.org.br/varejosa/sorvete-e-o-produto-da-vez/
Por Lindomar Tajima e Vera Lúcia
Equipe EMEI Senador Carlos Jereissati
Olá pessoal!
Hoje a dica traz receitas para festa infantil com comidas gostosas, fáceis de fazer e de baixo custo.
A Nutricionista Dra. Aline Guimarães sugere substituir alimentos gordurosos por outros mais saudáveis e que também são gostosos.
Segundo a nutricionista, "Você deve começar a colocar hábitos mais saudáveis para o seu filho. Mas não precisa deixar que sua festa esteja repleta de delicias e guloseimas. Porém, você deve sempre dar prioridade para alimentos que não venham a aumentar ainda mais o nível de obesidade infantil. Proporcione para ele(a) uma vida mais saudável para evitar futuras complicações da obesidade como colesterol alto, triglicerídeos, diabetes, etc."
Veja no link abaixo várias receitas e aproveite para turbinar sua festinha e a saúde de sua criança!
Equipe EMEI Senador Carlos Jereissati
PROFISSÕES NA ESCOLA...
Postado
por David Isqui Narcizo
EQUIPE EMEI SENADOR CARLOS JEREISSATI
A MÚSICA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL QUE ESTIMULA O CÉREBRO É O CORPO EM QUALQUER IDADE. HOJE O CONVITE É JUSTAMENTE ESSE!!BRINQUE COM RITMO E MOVIMENTO, LIBERE TENSÕES SORRINDO E BRINCANDO COM SEU FILHO, SOBRINHO...
O DESAFIO DESSA SEMANA É ACOMPANHA O GRUPO BARBATUQUES.
BOM DIVERTIMENTO!!
IGUALDADE DE GÊNERO |
Para saber mais acesse os links a seguir:
https://www.sabiam.com.br/post/brinquedos-nao-tem-genero
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2018/10/08/interna_revista_correio,711080/nao-diferenciar-brinquedos-de-meninas-e-de-meninos-promove-igualdade.shtml
https://www.eusemfronteiras.com.br/o-que-e-igualdade-de-genero/
Crédito das imagens:
https://desconstrucaodiaria.com/tag/brinquedo-nao-tem-genero/
https://projectotudovaimelhorar.tumblr.com/post/81871901817/brinquedos-n%C3%A3o-t%C3%AAm-g%C3%A9nero-eu-s%C3%B3-quero-brincar-a
https://www.eusemfronteiras.com.br/o-que-e-igualdade-de-genero/
Por Lindomar Tajima e Vera Lúcia
EQUIPE EMEI SENADOR CARLOS JEREISSATI
Olá pessoal!
Você sabia que existem alimentos que fazem muito bem para o cérebro e evitam determinadas doenças que se desenvolvem durante a vida como o alzheimer...
O alimento é combustível do cérebro, assim como a gasolina é para um automóvel e auxiliam para o bom funcionamento cerebral.Alguns alimentos são fundamentais para a saúde do cérebro.
O Dr. PedroNeuro divulga oito desses alimentos no seu site para nos ajudar a compreender os benefícios oferecidos por eles.
1 - CHÁ
Descoberto em 2737 antes de Cristo Bebida que tem ações positivas para o cérebro |
As uvas vermelhas contêm resveratrol, um polifenol que reduz os níveis de peptídeos beta-amiloidais em pacientes com Doença de Alzheimer. 3- AÇAFRÃO |
As leguminosas contêm folato, ferro, magnésio e potássio, o que pode ajudar com a função do corpo e também com disparo de neurônios. |
Existem três tipos de ômega-3: ALA (ácido alfa-linolênico), EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexaenóico). Todos os três são críticos para a saúde humana. DHA, em particular, é uma grande gordura estrutural do cérebro e olhos humanos, representando cerca de 97% de todas as gorduras Omega-3 no cérebro e 93% de todas as gorduras Omega-3 na retina. É também o principal componente estrutural do córtex cerebral - parte responsável pela memória, linguagem, criatividade, emoção e atenção. Ter níveis adequados de DHA pode proteger você de declínio mental relacionado à idade, e reduzir significativamente o risco de demência e Alzheimer. Leia na íntegra: |
“A SAÚDE NÃO ACONTECE NOS CONSULTÓRIOS MÉDICOS, ACONTECE ONDE AS PESSOAS VIVEM, NAS SUAS COZINHAS” MARK HYMAN (CLEVELAND CLINIC)
Saiba mais sobre Nutrição e os Processos Mentais nas páginas do Jornal Centro de Estudos Luiz Guedes nº 81, dezembro de 2017.15, reportagem sobre Nutrição e Psiquiatria de Pedro Schestatsky médico Neurologista da UFRGS/HMV - sobreneurologia.com.br
Créditos das imagens:
https://ecoescolaportomoniz.blogs.sapo.pt/historia-do-cha-7257
https://culinariapet.wordpress.com/2015/09/01/omega-3-6-e-9-e-seus-beneficios/
https://www.tuasaude.com/omega-3/
https://www.selecoes.com.br/saude/quais-os-beneficios-das-leguminosas-e-como-usa-las/
https://br.pinterest.com/pin/514958538634449607/
http://www.manualhumano.com.br/beneficios-dos-alimentos-verde/
https://www.saudedica.com.br/os-13-beneficios-da-uva-vermelha-para-saude/
https://revistaatletismo.com/cafe-ajuda-ou-prejudica/
Finalmente as férias chegaram....que ano puxado!!! Aproveitem...com consciência...pois o COVID ainda não passou! Continuem se cuidando! Ac...