Olá pessoal!
Hoje vamos falar sobre a importância da Cultura na formação infantil.
Para iniciar vamos refletir sobre a frase de Jean Piaget (1896-1980), psicólogo suíço e importante estudioso da inteligência infantil, provocando mudanças nos conceitos de aprendizagem e educação.
“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que elas se propõe.” (PIAGET)
Não existe individuo que não possua cultura, pelo contrário, cada um é criador e propagador de Cultura, ela é um componente ativo na vida do ser humano.A Cultura, muitas vezes, é confundida a primeira vista, por entretenimento. Os livros, filmes, programas de TV, entre outros, são parte integral da criação da personalidade, alimentando nossa forma de sentir e conhecer o mundo.
Ela tem influência em diversas áreas da vida.
A valorização dos bens culturais contribui na criação da criança e do adolescente com grandes referências.
Se desejamos entender melhor os efeitos que a cultura tem nesse público, temos que criar consciência do significado que cada referência pode contribuir no desenvolvimento cognitivo.
Muitas mães e pais estão atentos aos comportamentos e referências de seu filho. Contudo, é difícil encontrar o meio termo entre o incentivo e o controle.
Por exemplo, os brinquedos são bens culturais, eles trazem informações dos papéis a serem desenvolvidos pelos pequeninos.
Se você dá preferência por determinados objetos como boneca/casinha para a menina e carrinho/bola para o menino, está incentivando a manutenção de uma cultura que separa os papéis por gênero.
Brinquedos como "Lego", "Monta Monta" e "Bloco Lógicos" são referências culturais que incentivam criar e construir, independente do gênero da criança.
Por que incentivar a inserção cultural das crianças?
A cultura contribui para a criação moral. Ensina o certo e o errado, as noções de como viver em sociedade. Ela desempenha também um papel no desenvolvimento sócio emocional, estimulando ou desencorajando comportamentos.
A cultura incentiva as múltiplas linguagens, cria pessoas inovadoras, ajuda a pensar "fora da caixa".
A cultura promove formas diversas de observação e imitação de modelos, assim a criança aprende a se expressar. Ela exerce influência sobre diversos aspectos do desenvolvimento infantil. As experiências de aprendizado de uma criança, são moldadas pela sua participação ou observação dos adultos praticando atividades culturalmente pertinentes.
https://blog.clubinhodeofertas.com.br/valorizando-a-cultura-desde-a-infancia/
https://www.ebiografia.com/jean_piaget/#:~:text=Jean%20Piaget%20(1896%2D1980),9%20de%20agosto%20de%201896.
https://superela.com/coisas-de-meninos-x-coisas-de-meninas
http://napontadolapisfundi.blogspot.com/2015/05/projeto-diversidade-cultural-na.html
https://www.bosquemananciais.org.br/?area=ver_evento&id=14
https://canaldoensino.com.br/blog/a-importancia-das-atividades-culturais-na-escola
http://www.uel.br/eventos/semanadaeducacao/pages/anais/2017/sumario-anais-2017.php
Por Lindomar Tajima e Vera Lúcia
Equipe EMEI Senador Carlos Jereissati
Nenhum comentário:
Postar um comentário