Olá pessoal!
Tema em pauta: Adotar ou não o o uso da chupeta?
Essa é uma questão que divide muitas opiniões e muitos pais acabam por adotar a chupeta para que o bebê fique mais tranquilo, porém muitas crianças continuam utilizando por um longo tempo durante a infância e a polêmica se estende.
Chupeta: sim ou não????
Vamos saber o que falam os especialistas, para ter orientações de maneira mais segura.
Não podemos negar que a chupeta tem o poder de acalmar o bebê. Em inglês ela se chama "pacifier", exatamente porque deixa a criança mais pacifica.
Segundo especialistas, quando a criança suga, seus batimentos cardíacos ficam mais regulares, ela relaxa e se sente mais confortada. Assim, quando os pequeninos sentem cólicas, a chupeta é uma boa opção para acalmar a dor, pois o choro de cólica desestabiliza toda a família.
Os especialistas alertam que não precisa se preocupar com as alterações dentárias durante os primeiros meses. Nessa idade as transformações ósseas ainda estão acontecendo.
A chupeta também ajuda os bebes prematuras que têm mais dificuldades em pegar o bico da mamadeira ou do seio, elas funcionam como um treino para a sucção, função muito importante para a criança até a faixa dos dois anos e meio de idade.
Existem alguns estudiosos que falam sobre os tipos de bicos das chupetas ou das mamadeiras, quando estes objetos são no formado do seio pode criar uma confusão no bebê e dificultar a sucção correta do leite materno, que é tão fundamental nos primeiros meses de vida. Também que as mulheres que dão chupetas aos bebês, estão mais propensas a desmamar seus filhos mais cedo.
O fato é que, como tudo em excesso, o uso da chupeta pode fazer mal, necessitando de mais controle pelos pais.
É importante restringir o uso da chupeta na hora de dormir, já que está relacionado ao aparecimento de otites (dores de ouvidos), infecções em geral, problemas dentais, dificuldades na fala, além do prejuízo na amamentação.
Como podemos usar a chupeta sem entrar em pânico, caso seu bebê já tenha se acostumado com esse acessório.
1. Opte por chupetas ortopédicas, que tem formato especial para não prejudicar a formação dos dentes.2. Escolha a chupeta de acordo com a idade do seu bebê. As informações estão na embalagens.
3. Mantenha as chupetas sempre limpas. O correto é esterilizá-las diariamente.
4. Descartar chupetas desgastadas, furadas ou grudentas.
5. Deixe a criança pedir a chupeta, não coloque em sua boca automaticamente.
6. Não mergulhe a chupeta nos alimentos doces antes de dar para o bebê. Além de dor de barriga, este hábito pode provocar cáries.
7. Quem controla a chupeta é você e não o bebê. Evite o uso de cordinhas que prendem a chupeta na roupa, deixando a disposição da criança, essa atitude pode provocar o vicio.
8. Na dúvida diante de tantas opiniões diferentes, consulte um especialista.
9. Se esforce ao máximo para que a criança abandone a chupeta antes do nascimento de dentes permanentes, o que acontece por volta dos seis anos. Depois disso, a criança pode desenvolver problemas ortodônticos.
10. É importante saber o momento certo para retirar a chupeta. Ela é um objeto de afeto da criança, por isso é tão difícil.
https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/conheca-6-mitos-e-verdades-sobre-o-uso-de-chupetas-em-bebes/
https://www.odontopediatriabrasil.com.br/uso-da-chupeta/
http://www.antonioviana.com.br/2009/site/coluna.php?id=6379
https://www.infanti.com.br/blog/qual-o-problema-da-chupeta
https://maedemeninas.com.br/colunistas/coluna-ortodontista/meu-filho-pode-usar-chupeta/
https://www.facebook.com/odontolifegama/photos/h%C3%A1bitos-como-chupar-o-dedo-ou-chupeta-podem-causar-uma-s%C3%A9rie-de-consequ%C3%AAncias-co/258528397893143
https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/uso-de-chupeta-entre-a-cultura-popular-e-a-ciencia
Por Lindomar Tajima e Vera Lúcia
Equipe EMEI Senador Carlos Jereissati
Nenhum comentário:
Postar um comentário