quarta-feira, 26 de agosto de 2020

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Olá, bom dia pessoal!

Você já ouviu falar em ALERGIA E INTOLERÂNCIA ALIMENTARES?

Já se perguntou alguma vez, "O que está acontecendo com o meu organismo, toda vez que como determinado alimento e fico com indisposição ou mal estar?
Será que existe alguma coisa que eu possa fazer para aliviar essa sensação desconfortante?
Pensamos assim, quando algum alimento que ingerimos nos causou algum desconforto ou,  principalmente, quando percebemos que nosso filho ficou queixoso novamente ao consumir àquele alimento, sempre o mesmo!
Saiba, pode estar ocorrendo uma alergia ou uma intolerância alimentar!!!
Isto ocorre em 2% dos adultos e de 6 a 8% das crianças.
Do que se trata? A alergia alimentar é desencadeada por uma reação imediata que se manifesta contra uma proteína ou molécula ligada a ela mesma. Exemplo: A alergia da lactose terá a reação sempre que você consumir o leite ou derivados do leite. Será em maior ou menor grau, tudo dependerá do seu organismo.
Os sintomas podem ocorrer de imediato ou até no intervalo de 2 horas e, podem se manifestar como: urticária, dificuldade para respirar, rouquidão, diarreia e vômitos, sensação de bolo alimentar no estomago, dores abdominais, entre outros. 
Uma alergia alimentar pode ser fatal em alguns casos com a incidência do consumo do alimento. Fiquem atentos!
As alergias alimentares mais comuns são: LEITE, AMENDOIM, NOZES, PEIXE E CRUSTÁCEOS.
LEITE



Já a intolerância alimentar é desencadeada por um processo químico, ou seja, a ausência de enzimas para realizar a digestão de forma satisfatória, tornando-a muito mais lenta do que o normal. Geralmente essa situação provoca inchaço, dor nas articulações, irritação no intestino, cansaço, eczemas (erupções na pele), dor de cabeça, etc. Tudo isso pode ocorrer dentro de um período de até 72 horas após a ingestão do alimento. Raramente é fatal, mas incomoda muito!

Ocorre em qualquer idade, atinge um grupo de aproximadamente 45% da população.

Os alimentos mais comuns que causam a intolerância alimentar são: trigo, frutas, vegetais e leite.


COMO EVITAR OS RISCOS DE ADQUIRIR ALERGIA OU INTOLERÂNCIA ALIMENTARES?

Segundo especialistas, o estímulo ao aleitamento materno no primeiro ano de vida é fundamental. A introdução de alimentos corretos a partir dos 6 meses, como frutas e vegetais bem cozidos e pastosos. Leite de vaca somente após 1 ano de idade; ovos apenas com 2 anos completos; amendoim, nozes e peixes só a partir de 3 anos de idade e, observar a digestão da criança para saber se está tudo ocorrendo de forma normal.

Nos adultos precisamos variar os alimentos; evitar o consumo de produtos industrializados; evitar o uso constante de enzimas digestivas para facilitar a digestão e, ou de antiácidos. Estar atento aos sintomas após o consumo de determinados alimentos e perceber se há reincidência do consumo e do sintoma.

Se identificar algum desconforto alimentar no adulto ou na criança, procure o médico que após exames identificará o tipo de alergia ou intolerância alimentares e indicará o acompanhamento de nutricionista,  para seguir uma dieta de acordo com suas restrições.

Existem alguns tipos de restrições conhecidos como: Intolerância ao glúten ou a lactose, alergia a proteína do leite e Doença celíaca.

É muito importante ler os rótulos dos produtos alimentícios para identificar seus ingredientes e saber o que está consumindo e, ao identificar um alimento que está lhe fazendo mal deve evitá-lo, até que tenha as orientações corretas para o consumo.

Saiba mais:

https://blog.dietbox.me/alergias-alimentares-o-papel-do-nutricionista/

https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/saiba-como-proceder-em-caso-de-descobrir-alergias-a-algum-alimento

POSTADO POR LINDOMAR TAJIMA E VERA LÚCIA

EQUIPE EMEI SENADOR CARLOS JEREISSATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enfim férias!

  Finalmente as férias chegaram....que ano puxado!!! Aproveitem...com consciência...pois o COVID ainda não passou! Continuem se cuidando! Ac...