terça-feira, 14 de julho de 2020

OBESIDADE INFANTIL: PODEMOS MINIMIZAR SEUS IMPACTOS COM HÁBITO ALIMENTAR SAUDÁVEL

Olá pessoal!
Atualmente enfrentamos um grande problema considerado um dos maiores impasses enfrentados pela saúde pública e causa da preocupação de pais e médicos, a "OBESIDADE INFANTIL".


O consumo desenfreado de alimentos ultraprocessados, com excesso de conservantes, refrigerantes, entre outros, criando maus hábitos alimentares e falta de atividade física, são os causadores da obesidade em várias crianças desde a idade mais tenra.

Podemos dizer, segundo o site Saúde Brasil, que a obesidade é causa por fatores genéticos, ambientais e comportamentais. A ingestão de alimentos calóricos e o sedentarismo,causam um desiquilíbrio energético e também o desenvolvimento de doenças cronicas como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, distúrbio psicológicos, etc.

Leia o artigo na íntegra no link abaixo:

Abaixo o link para acesso ao GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, com orientações para mudanças dos hábitos alimentares publicado pela Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição Do Ministério da Saúde.
A Organização Mundial de Saúde propõe que os governos forneçam informações à população para facilitar a adoção de escolhas alimentares mais saudáveis.
A promoção de alimentação adequada e saudável é um direito humano básico.
"o Guia Alimentar para a População Brasileira se constitui como instrumento para apoiar e incentivar práticas alimentares saudáveis no âmbito individual e coletivo, bem como para subsidiar políticas, programas e ações que visem a incentivar, apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população". (BRASIL, 2014)


Faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base de sua alimentação. 
"Alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais (como folhas e frutos ou ovos e leite) e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza. Alimentos minimamente processados são alimentos in natura que, antes de sua aquisição, foram submetidos a alterações mínimas. Exemplos incluem grãos secos, polidos e empacotados ou moídos na forma de farinhas, raízes e tubérculos lavados, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado". (BRASIL, 2014)

Fonte: Guia alimentar da população brasileira
 
Fonte: comidadeverdade/gazetadopovo
 Fonte: uol.com.br/vivabem/album
 Fonte: uol.com.br/vivabem/album
 Fonte: uol.com.br/vivabem/album
 Fonte: uol.com.br/vivabem/album
Fonte: uol.com.br/vivabem/album
Saiba mais no Capítulo 2: A escolha dos alimentos páginas 25 a 46.

REGRA DE OURO: "Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados", páginas 47 a 51


O guia traz dez passos para uma alimentação adequada e saudável, selecionamos alguns dos passos para compartilharmos:

2º passo Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias

4º passo Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados

5º passo Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia

9º passo Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora

Quer saber todos os 10 passos? Leia na íntegra nas páginas 125 a 128.



Por Maridinei Coca
Equipe EMEI Senador Carlos Jereissati

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enfim férias!

  Finalmente as férias chegaram....que ano puxado!!! Aproveitem...com consciência...pois o COVID ainda não passou! Continuem se cuidando! Ac...