terça-feira, 2 de junho de 2020

DICAS DA ALVINA BISAVÓ DA COMUNIDADE DO CONJUNTO JOSÉ BONIFÁCIO: PIZZA CASEIRA ABERTA E FECHADA

Bom dia pessoal!

Hoje daremos voz e vez para que a comunidade local  participe nos contando algo que está fazendo, alegrando sua família  e ajudando a superar período da pandemia do coronavírus.
Para nós é um imenso prazer compartilhar a sua experiência e contribuir para o fortalecimento de toda a nossa comunidade escolar.

Envie sua sugestão para o e-mail: dicasjereissati@gmail.com 

Eu sou a Alvina Cruz moradora da Cohab desde 1982, logo no início da construção das casas e prédios próximos a EMEI Jereissati.
Criei meus filhos, netos e agora bisnetos com a ajuda dessa escola que sempre manteve um padrão de qualidade, ética e respeito pelos moradores e familiares das crianças que atendem, nos representando na área da Educação Infantil.
Moradores daqui sabe do que estou falando.  A luta que enfrentamos para conseguir uma vaga nessa unidade é grande, porque é nossa preferência por sabermos que o trabalho é realizado com dedicação e compromisso.
Quero poder contribuir nesse momento difícil que estamos passando com a pandemia do coronavírus e compartilhar uma das minhas receitas que minha família muito aprecia com vocês.
Ficar de quarentena, ou como sabemos, no isolamento obrigatório deixou os professores e as crianças em casa. Mas estou muito admirada, pois minha bisnetinha está sendo atendida no lar, participando das atividades que as professoras da sua turma enviam e está muito feliz e com saudade do contato físico das queridas mestras.
Vamos ter paciência e colaborar ficando em casa e tomando os cuidados necessários indicados pelos órgãos responsáveis pela saúde pública, pois trata-se de uma causa maior e, com certeza, sei que todos como eu, queremos que nossas crianças retornem, mas com a segurança da não contaminação.
A vantagem de ter a idade avançada é aprender com a vida, e um dos melhores caminhos nessa situação, é dar tempo ao tempo e esperar os avanços da medicina que  sempre traz a proteção contra essas doenças que surgem de época em época. Logo teremos as vacinas e todos vão poder estar protegidos para se abraçarem novamente!
E para compartilhar com as várias famílias como a minha, que está em casa e busca sempre agradar os familiares com guloseimas, envio para publicação uma das minhas receitas, que hoje, quem faz são minhas filhas, mas continuo na supervisão, só de olho e acompanhando tudinho.

Vale a dica...

Vamos evitar de comer coisas que são preparadas fora de casa para termos mais
segurança e garantia quanto a manipulação e higiene dos alimentos.
Não que seja uma regra... mas apenas mais um dos nossos conselhinhos saudáveis que, além de garantir a saúde da família, também é uma distração para quem faz, deixando o dia mais leve e a casa perfumada com cheirinho de alimentos gostosos, despertando o prazer da reunião familiar!

As crianças adoram essas guloseimas confeccionadas de forma mais saudáveis!

Bora lá fazer?!!!!

PIZZA CASEIRA

Ingredientes:
  • 300 gramas de farinha de trigo
  • 1 tablete de fermento biológico seco =10g (proporcional a uma colher de sopa, para as embalagens não individuais)
  • 1 colher de sopa de açucar (não muito cheia)
  • 1 colher de café (bem cheia de sal)
  • 1/4 (um quarto) de xícara de óleo de soja ou azeite
  • 1 xícara de água morna (150ml)

MODO DE PREPARO

1 - Bata no liquidificador o óleo, a água, sal, açucar e fermento por uns 4 minutos, em velocidade mínima.
(se preferir pode misturar em uma tigela de vidro - particularmente gosto de liquidificador porque mistura muito melhor os ingredientes de forma rápida e precisa - teste sempre e vá escolhendo o modo que mais lhe agrada e seja adequado no seu ambiente)

2 - Deixe a mistura repousar no próprio como do liquidificador por uns 5 minutos para fermentar e crescer um pouquinho.

3 - Numa tigela ou vasilha de tamanho adequado para manipular e deixar crescer depois, unte com azeite coloque a farinha, abra um buraco no meio e coloque a mistura. Vá mexendo com uma colher de pau para ir misturando os ingredientes.

4 - Sove em uma superfície lisa e enfarinhada com suas mãos até que a massa fique desgrudando das mãos e esteja lisa e homogenia. (manipulação de aproximadamente 20 minutos)

5 - Coloque a massa para descansar em um local com tanho para crescimento, pode ser forma, pedra, etc) cubra com um pano limpo para o crescimento dela. Só volte a manipular quando estiver com o dobro do tamanho. (De 1h30 a 2h00 em descanso)



Observação: Essa quantia dá para um disco de pizza grande, ou dois brotinhos. Quando faço, costumo já fazer duas receitas juntas e divido a massa após o crescimento em 3 pedaços, fazendo 3 discos medianos. Fica a seu critério.

6 - Após crescimento, volte a massa na mesa enfarinhada, divida a massa conforte o tamanho que queira o disco, seguindo as orientações acima e abra cada parte com um rolo, já modelando em circunferência.

7 - Coloque o disco em uma forma própria para o preparo de pizza, ou improvise desde que não deforme a massa, pré assada em forno com temperatura em 180º, pré aquecido por 15 minutos.
(outra dica ligue o forno quando estiver manipulando os discos, assim irá assando na sequencia).


8 - Prepare o molho de sua preferência para untar o disco antes de rechear também com ingredientes de sua preferencia, inclusive se quiser algo mais saboroso e cheiroso, antes de voltar ao forno, regue com azeite e salpique orégano.

                       

























Observe: Você pode inclusive rechear as bordas a gosto

Fechando as bordas assim
 



                       Ligeiramente assada 

Aplique o molho a gosto, não deixe ultrapassar as bordas


                                   Espalhe o recheio a gosto

  
Asse em forno previamente aquecido em 180º
Monitore para que fique a gosto, queijo mais derretido, consistência da massa mais crocante...

                                       Pronta para degustar.




9 - Pode deixar o disco reserva na geladeira para utilizá-lo em outro dia. Se conservar na parte da refrigeração, em saco plastico para protegê-lo, utilize no máximo em 8 dias.

10 - Agora é só saborear.... BOM APETITE!!!!

OUTRA VERSÃO DE PIZZA COM A MESMA MASSA: PIZZA FECHADA OU CALZONE

1 - Siga os mesmos procedimentos acima até a abertura da messa em circunferência.

2- Não asse antes de rechear. Coloque o molho e o recheio na massa crua, deixando um espaço maior nas bordas (2 centímetros) para o fechamento do calzone.




3 - Dobre na metade, detalhe, observe que recheamos todo o redondo do disco, pois trata-se de calzone e não pastel que recheamos só pela metade.
Para fechar, vá enrolando de um lado para o outro como se estivesse dando pontos na massa para vedar bem. Tipo nozinhos.



4 - Pincele por cima com uma gema de ovo bem batidinha para dar mais cor ao assado

5- Leve ao forno pré aquecido na temperatura de 180º e observe até que fique dourados.



 6 - Retire do forno assim que assado para não ressecar e ficar com uma textura úmida por dentro

Pronto para o consumo!!!
Sirva em fatias.

Curta suas habilidades culinárias e fique em casa evitando a propagação do coronavírus!!!
Chega de perder vidas preciosas!!!!
Um beijo de Alvina Cruz

POSTADO POR VERA LÚCIA
EQUIPE EMEI SENADOR CARLOS JEREISSATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enfim férias!

  Finalmente as férias chegaram....que ano puxado!!! Aproveitem...com consciência...pois o COVID ainda não passou! Continuem se cuidando! Ac...